quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

O Estilo Socraziano...

Meus amigos,
Publico aqui alguns dos ditos "projectos de arquitectura" supostamente atribuídos ao nosso nosso Primeiro-Ministro. Nada de novo para os olhos de qualquer pessoa que se perca pelos "caminhos de Portugal", onde infelizmente vê (salva-se 20% da paisagem) "tanta coisa feia, tanta coisa sem igual".

De salientar que para além de estar a falar do chefe do governo, refiro-me a alguém que nos primeiros anos de mandato, numa visita à nossa ilustre cidade, criticou o facto de, apesar de aqui se encontrar, para muitos, a melhor Faculdade de Arquitectura do País, a Invicta chocava-o com a falta de qualidade arquitectónica dos seus edifícios.
A isto chama-se ampliação? Onde é que o novo encaixa no velho?... Ó Joaquim... desculpa, enganei-me: José!

Ora bem hierarquias... primeiro vem a autoridade do Estado ou a local?

A palete de cores usadas insere-se de uma forma coerente com a envolvente em granito, dando um ar tropical a esta aldeia na Beira Interior.

Deve ter ido passar férias para o Hawai!!!

Enganou-se coitado... o azulejo da casa de banho ficou como revestimento exterior!

A questão é: com projectos destes o que entende José Sócrates, ou qual é para si a definição de qualidade arquitectónica?

E já agora...


Esta é a "Torre de Sto António" na Covilã. Um projecto dos anos 70 (estavam previstas mais duas semelhantes na sua envolvente). É um projecto do pai do nosso chefe do governo... nunca foi habitado, encontrando-se ao abandono à quase 40 anos!

Sem comentários: