quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Primeiro post de 2008

Aqui vai tal e qual recebi no meu email. Do nosso correspondente no "exterior" Frederico Vinhas:

"Do outro lado do mundo, escrevo nao so para felicitar a entrada no novo ano de 2008 mas tb para contar parte da experiência que estou a ter... como é sabido encontro- me no Perú a pretexto do casamento do meu primo com uma simpatica peruana.. após 2 dias em Lima (surpreendentemente pobre mas com boa night, praia e restaurantes) voei para Cusco onde me encontro agora.. sao menos 5 horas que em lisboa, 3300 metros de altitude o ar é pesado e por isso o organismo demora mais a funcionar, digestao, respiraçao, etc.. chás, folhas e rebuçados de coca ajudam os mais afectados...
Já visitei quase tudo o que havia para visitar, escursao a séria com tios, primos, guia e mini-bus.. museus, mercados, a night de cusco que mais parece o Vietnam, comida tradicional, o mitico Vale Sagrado e para surpresa muita mulher bonita...
Ontem, dia 31, foi um dia que fica para o resto da vida... visitei cidade de Machu Picchu... todas as palavras sao poucas para descrever a experiencia... visita obrigatoria na vida de qualquer pessoa.. brutal pela beleza do sitio e altitude das construçoes incas, mitos e simbologias... quando decorria a épica escursao a 2.500 mts de altitude, num rasgo de aproveitar a cena, separei-me do grupo e mandei-me para Huayna Picchu..o ponto mais alto da cidade Inca, q apenas recebe 400 visitantes por dia - increvi-me com o numero 397!!..epico.. como nao estava programado, tinha pouco tempo e por isso fui abrir... escalada a bom ritmo e sem parar, calhaus, escadas, cordas e trilhos de cortar a respiraçao... esta zona tem microclima e por isso apesar de estar bom tempo em todo o perú aqui chove inesperadamente... muita lama e por isso a escalada muita perigosa. uma mulher passou a meio do percurso, carregada pelos bombeiros de maca com as costas partidas... medo? keep going.. a vista ao longo do percurso é i.n.c.r.i.v.e.l. a coisa mais bonita que ja vi... ao fim de 45 min de escalada e com os pulmoes perdidos algures no meio da montanha, cheguei finalmente ao topo.. euforico - a coisa mais incrivel que ja fiz, em cima das nuvens, com uma vista sobre o vale e a cidade inca. depois de apreciar bem a vista e tirar algumas fotos.. foi hora da descida, se para cima estava só mulhado, agora começou a chover hardcore e todo o cuidado era pouco... 25 min para baixo e missao cumprida..
De volta para Cusco brindamos com chileno no comboio de regresso meia noite tuga (8 da noite cá)... em que o revisor e a hospedeira fizeram uma passagem de modelos para no fim venderem a roupa... surreal..
Passei a meia noite a correr (lol) para a Plaza de Armas (sitio central dos restaurantes e bares) os estrondos que se adivinhavam ser foguetes, assim q chegamos a praça deparamo-nos com uma autentica batalha campal, á pinha de gente, foguetes e bombas por todo lado.. á semelhança do que acontece em espanha todos os anos com os tomates em Cusco é no fim de ano mas com bombas... ate comprar-mos as primeiras bombinhas estavamos um pouco intimidados mas como as tradiçoes devem ser respeitadas , rapidamente galvanizámos e nos tornamos os melhores clientes dos muitos nativos que se passeavam com muchilas e carrinhos de bébé, cheios com todo o tipo de foguetes e bombas la dentro (algumas artesanais, feitas pelos proprios em casa!! ). A policia formava cordoes humanos mas apenas para proteger os jartdins e a fonte principal, de resto foram vitimas de alguns rebentamentos..heheh. Numa vinda ao hotel a meio da noite para casa de banho geral, (esta altitude dá mesmo a volta ao estomago..) largamos bombas do taxi que estava mais excitado que nós.. ele nao parava de rir e gritava TNT, TNT... foi a maior batalha campal que alguma vez participei, terminou na disco onde ja no final, nao resisti e de surra rebentei um petardo indoor e asim, por momentos, espalhar o pânico de alguns dos presentes... foi a noite inteira a rir, de volta á infância e pagava para repetir...
Vivido Cusco o mais intenso que me foi possivel, voo daqui a 6 horas para Lima, vamos jantar em casa da noiva, seguido de uma festinha tour num autocarro alugado de 2 andares com Dj / bar, para os primos de ambas as familias se conhecerem melhor... mel
O casamento realiza-se dia 4jan na catedral seguido de festa com mascaras (?) no museu do Ouro de Lima... lembra o filme.. dia 7 esta marcado o regresso a Lisboa e tal como á vinda, de directa para arroxar no aviao o max possivel chegada a Lisboa dia 8...

Beijos e Abraços - BOM ANO !